sexta-feira, 19 de junho de 2009

HISTÓRIA DA INFORMÁTICA

HISTÓRIA DA INFORMÁTICA

É a ciência do tratamento lógico e automático da informação entendida, esta última, como suporte dos conhecimentos e das comunicações. Sua parte mais visível são os computadores, mas a informática está presente também no estudo e desenvolvimento de softwares, equipamentos periféricos de entrada e saída de informação, robôs, linguagens e técnicas de programação, microeletrônica e todas as aplicações que de alguma forma fazem o tratamento automático da informação, de componentes para cafeteiras elétricas a equipamentos de bordo de aviões.

FATOS HISTÓRICOS - Várias tentativas foram feitas para ajudar o homem a automatizar tarefas repetitivas. O ábaco, instrumento para cálculos usado pelos chineses desde cerca de 1000 a.C. e difundido para outros povos, é o parente mais distante do computador.

CALCULADORA - Na França do século XVII, o filósofo e matemático Blaise Pascal projeta uma calculadora que apenas soma e subtrai. Ainda no mesmo século, o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz, filósofo e um dos formuladores do cálculo integral, incorpora as operações de multiplicar e dividir à máquina. Os dois modelos não saem do papel.

PROGRAMAÇÃO - A indústria da tecelagem contribui, no século XVIII, para o avanço do processamento de dados. Para conseguir tecidos mais nobres, Joseph Marie Jacquard constrói um tear automatizado, usando cartões perfurados para controlar os movimentos da máquina. Com base nessa tecnologia, um século depois o matemático inglês Charles Babbage projeta a Máquina Analítica, destinada a cálculos matemáticos, já com alguma capacidade de programação e de armazenamento das informações. Ada Augusta Lovelace, filha do poeta Lord Byron, trabalha com Babbage nos cartões perfurados que introduziriam as informações na máquina. O projeto de Babbage não chega a ser construído mas Ada é considerada a primeira programadora da História. Charles Babbage (1792-1871), nasce em Totnes, Inglaterra. Estuda em Cambridge, onde depois leciona matemática. Por seu trabalho com a máquina analítica é considerado um dos pioneiros dos computadores. Mais tarde, Babbage e Ada Lovelace tentam estabelecer um sistema para ganhar em corrida de cavalos e perdem muito dinheiro.

LÓGICA BINÁRIA - Os fundamentos lógicos que permitem a criação dos programas são dados por George Boole. Em 1854 publica As leis do pensamento, estabelecendo uma forma de armazenar e processar informações utilizando relações binárias. Um sistema binário pode representar todos os números, usando apenas os algarismos 1, 2 e as potências de 2, como 4 (ou 2x2), 8 (ou 2x2x2), 16 (ou 2x2x2x2) e assim por diante. Nesse sistema de contagem, o número 13 é representado por 1101, ou seja, 1 bloco de 8, 1 bloco de 4, 0 bloco de 2 e 1 bloco de 1. George Boole (1815-1864), nasce na Inglaterra, em família sem muitos recursos, e dedica-se ao estudo de latim e grego. Torna-se professor e chega a fundar sua própria escola. Paralelamente se interessa por matemática, e começa a publicar suas idéias sobre o assunto. É considerado o pai da lógica matemática moderna por introduzir o uso de símbolos matemáticos para expressar processos lógicos de forma que estes possam ser lidos com o mesmo rigor de uma equação algébrica.

TABULADOR ESTATÍSTICO - O americano Herman Hollerith constrói, aplicando as teses de Babbage, um tabulador, usando cartões perfurados, para tornar mais rápido o processamento das estatísticas do censo de 1890 dos EUA. Seu equipamento, um computador mecânico, vence a concorrência aberta pelo governo. A empresa é bem-sucedida e depois de várias fusões e mudanças de nome se torna, em 1924, a International Business Machines Corp. (IBM).

COMPUTADOR ELÉTRICO - A partir da década de 30 são feitas várias tentativas de substituir as partes mecânicas dos equipamentos por partes elétricas com o uso dos relés. O alto custo, o tamanho imenso e a baixa velocidade de processamento são as desvantagens dessas máquinas. Na Alemanha, Konrad Zuse conclui em 1938 o primeiro modelo Z1, usando a teoria binária. Nos EUA, o matemático Howard Aiken, obtém apoio da IBM para desenvolver um computador programável, baseado em relés e em fitas perfuradas, mas sem usar o sistema binário de numeração. Em 1941 ele apresenta o Mark I, que mede 15 m x 2,5 m. É a primeira máquina capaz de efetuar cálculos complexos sem intermediação humana.

COMPUTADOR DE PRIMEIRA GERAÇÃO - A substituição dos relés por válvulas permite a criação da primeira geração de computador moderno. Na Inglaterra, em 1943, o matemático Alan Turing constrói o Colossus, um computador para missões de guerra que usava válvulas. Em 1945, nos EUA, um grupo termina a construção do Eniac (Eletronic Numerical Integrator and Computer), com a ajuda dos pesquisadores John Mauchly e J. Presper Eckert. O Eniac é duas vezes maior que o Mark I e mil vezes mais rápido. Na mesma época, John Von Neumann estabelece a arquitetura básica de um computador, empregada até hoje: memória, unidade central de processamento, dispositivos de entrada e saída dos dados. Chegam ao mercado os primeiros modelos de computador.

COMPUTADOR DE SEGUNDA GERAÇÃO - Em 1947 cientistas dos Laboratórios Bell, ligados à American Telephone & Telegraph (AT&T), criam o transistor, que faz as mesmas funções das válvulas a um custo bem menor. Mas só no final da década de 50 é que chegam ao mercado os primeiros modelos totalmente transistorizados, bem menores do que os movidos a válvula e com preço acessível para as empresas privadas.

COMPUTADOR DE TERCEIRA GERAÇÃO - Em 1958 a Texas Instruments anuncia os resultados de uma pesquisa que revoluciona o mundo: o circuito integrado. Esses circuitos são um conjunto de transistores, resistores e capacitores construído sobre uma base de silício (um material semicondutor), chamado de chip. Com ele, avança a miniaturização dos equipamentos eletrônicos. A IBM é a primeira a lançar modelos com a nova tecnologia em meados da década de 60.

COMPUTADOR DE QUARTA GERAÇÃO - Já no final dos anos 60, a Intel inaugura uma nova fase. Projeta o microprocessador, um dispositivo que reúne num mesmo circuito integrado todas as funções do processador central. É a base para os microcomputadores. Os microprocessadores são muito pequenos – o PowerPC, por exemplo, tem apenas 1,2 cm².

Microcomputadores O primeiro modelo é o Altair, baseado no microprocessador 8080 da Intel, vendido na forma de kit para aficionados da eletrônica. Em 1974 o então estudante da Universidade de Harvard, Bill Gates, junto com o colega Paul Allen, desenvolve o sistema operacional do Altair. Um ano depois os dois fundam a Microsoft, hoje a maior companhia de software do mundo. Bill Gates (William Henry Gates III) (1955- ) nasce em Seattle, EUA. Estuda em boas escolas e desde os 12 anos é apaixonado por computadores. Desenvolve softwares junto com o colega Paul Allen a partir de 1967. Começa a universidade em Harvard. A partir da criação do sistema operacional do Altair dedica-se à informática, abandonando a universidade. Convence outras companhias, além da IBM, a utilizarem o sistema operacional MS-DOS, da Microsoft, em seus microcomputadores. Isso permite que um mesmo programa funcione nos micros de diversos fabricantes. É um dos homens mais ricos dos EUA e já afirmou que pretende distribuir 95% da sua fortuna. Computador pessoal – Em 1976 é a vez do Apple I, o primeiro computador pessoal, criado numa garagem pelos americanos Steve Jobs e Steve Wozniac e que revoluciona o mercado. A resposta da IBM vem cinco anos depois, quando lança seu PC (personal computer) e contrata a Microsoft para desenvolver o sistema operacional, o MS-DOS. Sua arquitetura aberta ou seja, um sistema que podia ser licenciado por outros fabricantes determina um padrão para o mercado. Em 1983 a IBM lança o PC XT, baseado no microprocessador 8088 e com disco rígido. A arquitetura é copiada em todo o mundo e os micros tipo PC passam a ser conhecidos pelo modelo do microprocessador que utilizam 286, 386SX, 386DX, 486SX, 486DX e que são cada vez mais potentes. A Intel interrompe essa série, em 1993, ao lançar o Pentium. Macintosh – Em 1984 a Apple apresenta sua resposta ao PC, o Macintosh, revolucionário na utilização do ícone símbolo gráfico que indica um comando e do mouse, que substitui muitas das funções do teclado. Esses recursos facilitam o uso dos micros por quem não domina a linguagem tradicional da informática. O sistema operacional equivalente da Microsoft para PC, o Windows, chega ao mercado um ano depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA DOAÇÃO PARA O NOSSO BLOG

MAKE A DONATION TO OUR BLOG/ HACER UNA DONACIÓN A NUESTRO BLOG/ FAI UNA DONAZIONE PER IL NOSTRO BLOG/ FAITES UN DON DE NOTRE BLOG/ Spenden AUF UNSERE BLOG/ บริจาคให้กับบล็อกของเรา/ 私達のブログに寄付する/

WATCHMEN – Trailer Oficial

TOP 100 GATAS


TABLE OF HOTNESS

100. Deanna Russo
99. Melissa Rycroft
98. Rebecca Mader
97. Marisa Tomei
96. Olivia Munn
95. Padma Lakshmi
94. Yvonne Strahovski
93. Michelle Obama
92. Joanna Krupa
91. Chelsea Handler
90. Roselyn Sanchez
89. Jamie Chung
88. Diane Kruger
87. Summer Glau
86. Ali Campoverdi
85. Michelle Trachtenberg
84. Minka Kelly
83. Whitney Port
82. Emma Watson
81. Heidi Montag
80. Jamie Gunns
79. Jaime King
78. Danica Patrick
77. Stacy Keibler
76. Cameron Richardson

75. Tricia Helfer
74. Amanda Bynes
73. Ashley Tisdale
72. Camilla Belle
71. Gabrielle Union
70. Maria Menounos
69. Jennifer Morrison
68. Ashley Greene
67. Emmy Rossum
66. Emma Stone
65. Amanda Righetti
64. Diora Baird
63. Milla Jovovich
62. Heidi Klum
61. Dania Ramirez
60. Carrie Underwood
59. Ana Ivanovic
58. Miranda Kerr
57. Audrina Patridge
56. Amber Heard
55. Christina Milian
54. Rachel Bilson
53. Kim Kardashian
52. Beyoncé
51. Sienna Miller

50. Taylor Swift
49. Freida Pinto
48. Arielle Kebbel
47. Katie Cassidy
46. Nicole Scherzinger
45. Fergie
44. Avril Lavigne
43. Elisha Cuthbert
42. Nikki Reed
41. Nadine Velazquez
40. Lily Allen
39. Anna Faris
38. Charlize Theron
37. Cameron Diaz
36. Hayden Panettiere
35. Anna Kournikova
34. Scarlett Johansson
33. Blake Lively
32. Ciara
31. Hilary Duff
30. Penélope Cruz
29. Zoe Saldana
28. Danneel Harris
27. Vanessa Hudgens
26. Angelina Jolie

25. Julianne Hough
24. Eva Mendes
23. Lindsay Lohan
22. Kate Beckinsale
21. AnnaLynne McCord
20. Moon Bloodgood
19. Chan Marshall
18. Marisa Miller
17. Britney Spears
16. Gina Carano
15. Katy Perry
14. Christina Aguilera
13. Jessica Alba
12. Leighton Meester
11. Jessica Biel

Click here to
see the top 10!


Gatas USA



2008
Jenna - Cuyahoga Falls, OH Shaun - Conroe, TX undefinedundefinedundefinedundefinedundefinedMegan - Parma, OH undefinedundefinedundefinedundefinedundefinedundefinedJacquelyn - Dayton, MD undefinedSarah - Baltimore, MD undefinedLucia - Burbank, CA undefinedEdnyr Marie - Orlando, FL undefinedundefinedChristina - Fresh Meadows, NY undefinedundefined
Debbie - Huntington Beach, CA
2007
2007